Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

“A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más.” Friedrich Nietzsche



 A ideia de suicídio para algumas pessoas que se encontram doentes psiquicamente, é a maneira que elas encontram de se livrarem daquele mal a sua volta. A pessoa fica sem condições de suportar a vida, se martirizando com suas angústias, decepções ou até mesmo uma forte depressão. A pessoa perde o interesse pela vida e não consegue terminar nada do que começa, faz escolhas que julga como certas e quando dá errado, se sente cada vez pior e num abismo sem fim.

 Geralmente a ideação suicida não sai da cabeça dessa pessoa em tal situação, e desta forma ela começa a imaginar uma maneira mais fácil e rápida de findar com este sofrimento o quanto antes. O que pode ser fundamental para não se consumar o ato de suicídio, são as pessoas que importam para o doente, que são geralmente os familiares, amigos ou um namorado(a), no qual ela há de ter empatia.  

 A pessoa que perde a vontade de viver, na verdade busca a mesma coisa que uma pessoa que quer viver, porém sob outra perspectiva. Quando buscamos a felicidade, o equilíbrio emocional e a paz espiritual é porque não desejamos o sofrimento, não desejamos estar mal. O pensamento de um suicida é muito parecido a este. Deseja-se a morte porque não quer mais essa dor que lhe consome em seu interior. Pensar em seu fim faz sentido em pôr um fim naquilo que não é mais possível conviver. E como a morte é certa na vida, o sofrimento pode ser selado com tratamento e força de vontade. A dor pode ser convertida em força e experiência. Deixemos a morte para quando vier e vivamos enquanto ainda podemos desfrutar da vida e aprender com a mesma.

Referência Bibliográfica

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm O Anticristo. LusoSofia: Mourão, 1997. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos/nietzsche_friedrich_o_anticristo.pdf>. Acesso em 22 out. 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário