Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A ambivalência precedente ao ato

Indivíduos  que apresentam comportamento de autoextermínio,  necessitam de atenção, afeto compreensão e apoio emocional, no entanto não raras vezes, estas pessoas acabam por se afastar do convívio social. O isolamento consequentemente, pode aumentar as probabilidades  de tentativa de suicídio. Muitas pessoas que tentam o suicídio encontram-se em situação de desespero tal que não conseguem em meio à crise, encontrar ou pensar em alguém que possa prestar ajuda. Deste modo, pensar antecipadamente num leque de pessoas próximas que podem ouvir e proporcionar essa ajuda é uma vantagem em possíveis situações de angústia.
Se alguém que conhece lhe diz que tem intenção de cometer suicídio, antes de tudo, escute-o. Depois escute mais. Esteja disponível para ouvir os seus sentimentos, e tente estabelecer um pacto de não-suicídio: peça-lhe que prometa que não vai cometer suicídio, e que em caso de pensamentos de morte,  que não faça nada sem antes falar com alguém que o possa apoiar. 
 Encare com seriedade  e fale do sujeito a profissionais  que possuam habilitações para os ajudar, tal como um médico, psicólogo, Psiquiatra, assistente social, etc. Se apresentarem fortes indícios suicidas e mencionarem a iminência de concretização do ato, é necessário conduzir esta pessoa a um departamento de emergência hospitalar. 
 Não tente "salvá-los" nem transpor para si as suas responsabilidades, nem tente ser herói tentando resolver a situação por conta própria. Pode prestar uma ajuda mais preciosa referindo estes casos a quem está habilitado a proporcionar-lhes a ajuda de que necessitam, podendo continuar a prestar-lhes o seu apoio e lembrando-lhes que o que lhes acontecer é inteiramente da responsabilidade deles. Procure também  respaldo ou auxilio  para si próprio ao tentar obter apoio para o sujeito que sofre; não tente salvar o mundo sozinho.
Se não sabe  onde pedir ajuda, ligue para um serviço público de saúde e ou para  Centro de Valorização da Vida pelo número 141 que funciona 24 horas por dia com pessoas habilitadas na prevenção do suicídio que certamente poderão prestar auxílio neste primeiro momento.

Créditos à Sociedade Portuguesa de Suicidologia.
Texto original disponível em: http://www.spsuicidologia.pt/sobre-o-suicidio/questoes-frequentes/24-se-acha-que-e-um-potencial-suicida


Nenhum comentário:

Postar um comentário